Imagem de topo: BLOG

BLOG

Crescimento do ensino a distância

Apesar de o EAD estar se tornando febre no Brasil, a modalidade não é tão nova quanto se pensa. O primeiro registro do EAD no Brasil surgiu em 1904, com um curso de datilografia, oferecido pelo Jornal do Brasil. De lá pra cá, outros cursos a distância surgiram, através dos correios, das rádios, pela TV e com a chegada da tecnologia e da internet, através de plataformas online.

Em 1996 foi instaurada a Lei nº 9.394, que regula o ensina a distância no país, com isso, o MEC deu início ao credenciamento de faculdades e universidades a partir de 1999. Depois disso, os cursos EAD vem se tornando mais comuns entre as pessoas e facilitando o acesso de muitos brasileiros a um ensino de qualidade.

Por que o EAD tem crescido tanto?

Para responder essa pergunta, precisamos entender o comportamento dos brasileiros, que normalmente não têm disponibilidade para estar em uma sala de aula, devido ao trabalho, dentro e fora das empresas. Outro motivo são os valores cobrados pelas faculdades nos cursos presenciais, que se comparados aos cursos a distância, têm um valor muito alto.

Dentre os maiores benefícios dos cursos EAD, podemos citar os seguintes:

Maior flexibilidade de horário para estudar

Esse certamente é um dos motivos pelos quais muitos alunos optam pela modalidade. Apenas com acesso a internet, o aluno pode escolher o horário e lugar para realizar seus estudos.

Menor custo de mensalidade

Como as instituições de ensino não precisam gastar com infraestrutura para as aulas presenciais, os cursos EAD ficam mais baratos e isso facilita o acesso de muitos alunos que não teriam como pagar uma faculdade na modalidade presencial, por conta do valor.

Deslocamento desnecessário

Para os alunos há uma redução de custo com deslocamento. O aluno ganha com isso no trânsito, nos perigos que podem ocorrer no trajeto e problemas com atrasos. Algumas faculdades fazem as provas presenciais, porém todo o conteúdo é feito de forma online.

Diploma igual ao presencial

Não há diferença no diploma de um aluno que faz faculdade presencial e EAD, ambos têm a mesma validade.

Desenvolvimento da disciplina

 O aluno EAD desenvolve competências como autogestão, disciplina, organização e autodesenvolvimento, devido a modalidade exigir do aluno uma organização para entregar no prazo suas atividades.

Vale a pena fazer faculdade EAD?

Há cursos que, devido a sua grande quantidade de aulas práticas, poderiam não funcionar adequadamente na modalidade EAD, como exemplo dos cursos na área de saúde, porém mesmo esses, as cadeiras que são mais teóricas podem ser ministradas neste formato, tornado o curso híbrido.

Porém, conforme o que já se tem observado, os cursos EAD dão aos alunos o mesmo grau de ensino que os alunos presenciais possuem e em alguns casos, os alunos do EAD adquirem mais conhecimento do que os presenciais, tendo em vista que desde o início são motivados a pesquisar e complementar seu aprendizado com muitos materiais e na forma de autogestão.

O número de alunos matriculados na modalidade EAD já é maior do que alunos matriculados nas aulas presenciais, conforme mostra a tendência, alguns cursos deixarão de existir presencialmente. Com a vinda da pandemia do corona vírus, muitas instituições se viram obrigadas a transferir seus cursos para o online e muitos alunos tornaram-se mais propensos a aceitar esse formato. A tendência mostra que a modalidade EAD veio para ficar e certamente assim serão as aulas do futuro.

Tags: , ,