Imagem de topo: BLOG

BLOG

Home office no pós pandemia

A pandemia da covid-19 obrigou muitas pessoas a ficarem em casa, isso impactou diretamente a forma como muitas empresas trabalhavam. Para não parar as operações, as empresas optaram pelo Home Office. 

O home office surgiu nos Estados Unidos após o surgimento de tecnologias como internet e smartphone, o que facilitou o trabalho remoto. De acordo com o CETEL (Centro de Estudos e Pesquisa de Teletrabalho e Alternativas de Trabalho Flexível), o Brasil possui 10 milhões de pessoas que trabalham em casa, esse número pode ser maior, pois muitas empresas não formalizam esse tipo de trabalho.

De acordo com Bruno Lazaretti, em seu artigo na UOL, 94% das empresas brasileiras aprovaram suas experiências com o home office, e que 25% pretende continuar com a prática após a pandemia. Esses dados são apontados pela Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), realizada entre 14 e 29 de abril, com 139 empresas brasileiras de grande, médio e pequeno porte.

O trabalho em casa tem suas vantagens e desvantagens, vejamos algumas:

Vantagens

Você não perde tempo de com transporte

Uma das principais reclamações das empresas são os atrasos de funcionários, um dos fatores que contribuem para os atrasos é o trânsito. Nos horários de Rush os trabalhadores são apanhados com grandes congestionamentos que os impede de chegar mais cedo no trabalho ou mesmo chegar mais cedo em casa, quando largam. O home office acaba com a necessidade de deslocamento.

Melhora na qualidade de vida

Há uma significante melhora na qualidade de vida. Acesso a comidas feitas em casa, maior controle do tempo, diminuição do stress por conta do translado, estes são alguns dos pontos que tornam o home office uma modalidade bem aceita pela maioria dos trabalhadores.

Melhoria da produtividade

Quando você trabalha em uma empresa, sempre há aqueles momentos de ociosidade, no home office, os funcionários podem trabalhar sob demanda, o que os ajuda a realizarem outras tarefas em momentos ociosos e as empresas ganham com uma maior agilidade na resolução de problemas.

Redução de custos

Tanto para empresas, quanto para funcionários. No caso das empresas, diminui a necessidade de investimento em infraestrutura, para os funcionários, um bom exemplo está na alimentação, pois deixam de gastar com almoços e lanches.

Desvantagens

Isso vai depender do tipo de atividade que é exercida pelo funcionário, porém a maioria das desvantagens, podem ser solucionadas com um bom planejamento e adequação do espaço de trabalho. Alguns funcionários relatam dificuldade nesses pontos. A família deve entender que apesar da pessoa estar em casa, ela está em seu horário de trabalho.

Certamente a maior desvantagem está ligada na falta de contato com os colegas de trabalho. A interação entre os colegas de trabalho pode contribuir para criar ideias e solucionar problemas. Isso tem sido resolvido através de chats e chamadas de vídeo. 

A pandemia acelerou a transformação digital nas empresas e isso contribuiu para que muitas optassem pelo home office, mesmo depois da pandemia e certamente essa modalidade de trabalho continuará crescendo. Outro evento que contribui para o crescimento do home office é a globalização.

Pessoas que falam inglês podem se tornar funcionário de uma empresa no Canadá, mesmo morando no Brasil, por exemplo. Talvez, estamos vivendo uma revolução nas relações de trabalho e em um futuro próximo, todos estejam submersos nesse novo mundo. Que seja pra melhor!